ALAGOINHAS

ALAGOINHAS

Sucesso de público, disputas finais das Olimpíadas Intercolegiais de Alagoinhas foram realizadas no domingo (22)

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

/ by REDAÇÃO
Tradição entre os eventos esportivos do município, as disputas das Olimpíadas Intercolegiais de Alagoinhas (OLICAL) foram encerradas no último domingo (22), após movimento intenso no ginásio de esportes e ampla participação das escolas.
Sucesso de público e com uma nova modalidade na grade de competições, a OLICAL 2019 encerrou a temporada desta edição com envolvimento total de estudantes de 12 escolas e mais de 500 participantes diretos.
“Eu estava comentando com a secretária ‘o tanto de gente, a participação, a luta e o desempenho, em quadra, nos incentiva’. Eu conversava com ela assim ‘veja quantas crianças estão aqui, olha a animação da garotada, a torcida, as arquibancadas. O que essas crianças poderiam estar fazendo nesse momento, agora, se não estivessem aqui?. Isso nos faz refletir para que possamos fazer ampliar, aumentar, porque a satisfação é muito grande e os resultados desse trabalho são efetivos”, pontuou Afrânio Góes, o “Bigu”, subsecretário municipal de cultura, esporte e turismo, que ressaltou também a importância da gestão municipal ter ampliado, este ano, a grade, com a inserção da modalidade de atletismo, ao lado de futsal, handebol, voleibol, basquetebol e baleado nas disputas.
“A SECET, no comando do prefeito, ampliou o estádio, que conta agora com uma pista. A gente não tinha sediado, ainda, um evento esportivo que contasse com essa modalidade e ficamos muito felizes em, com as Olimpíadas, termos a oportunidade de ver a pista utilizada para o fim a que se destina. Ficamos gratos e já estamos nos preparando para uma realização ainda maior no próximo ano”, acrescentou Afrânio Góes.
Para o prefeito Joaquim Neto, que também esteve no encerramento, prestigiando os jogos finais de cada modalidade, mais que incentivar a prática dessas atividades entre crianças e adolescentes, o evento faz parte de uma proposta que acredita no potencial transformador do esporte. “No esporte você divide, compartilha, aprende, faz amigos. Eu participei da OLICAL como estudante. Hoje, na condição de prefeito, fico muito feliz em ver que estamos avançando, não só no futsal, no voleibol, mas em outras modalidades esportivas”, afirmou.
Foto: Roberto Fonseca
Entre os estudantes, o resultado foi positivo, independente do campeão de cada modalidade. “Ano passado eu participei e esse ano também. ‘Tá’ muito ‘massa’! A organização tá show! É evento legal, que veste as pessoas da escola, tira aquela coisa de só estudar, estudar, estudar. Traz a gente para se divertir no esporte que a gente gosta”, comentou Naila Thailane Batista, de 16 anos, do Colégio Militar, que participou das disputas finais de handebol feminino.
Foto: Roberto Fonseca
Clara Ribeiro, de 15 anos, que também participou da final, concorda com a avaliação da amiga. “Estou gostando muito. Às vezes, a interação não é muito amigável, dentro de quadra, na hora do jogo, mas ajuda a gente a criar esse senso competitivo de uma forma saudável. Eu acho que é bom, até porque incentiva o lado esportivo, porque algumas escolas não incentivam esse lado, só falam que é preciso estudar para ser alguém na vida, não levando em consideração a questão do esporte. Estou muito nervosa, mas estou confiante e quero ganhar, porque é a primeira vez que participo de um evento assim”, relatou, antes da partida.
Segundo o diretor de esportes do município, George Carmo, “a OLICAL foi abraçada pelo governo Joaquim Neto”. “Professora Iraci, secretária e vice-prefeita, faz questão da realização do evento. É inclusão social, é cultural, envolve todo o eixo de amizade entre colégios públicos e particulares, independente da rivalidade entre os jogos, gera envolvimento dos estudantes”, ressaltou.
Foto: Roberto Fonseca
Este ano, o colégio Luís Eduardo Magalhães levou o troféu de campeão geral das Olimpíadas. De acordo com a organização do evento, a previsão é de que, em 2020, a OLICAL seja realizada em agosto e amplie o número de unidades de ensino participantes.
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) informou que busca, na mescla entre lazer, educação e prática esportiva, favorecer a socialização, dar suporte, oportunizar encontros, integrar, através do esporte, e contribuir para o aprendizado.
Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca


Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados
Desenvolvimento by Agência Alves Comunicação Digital...