ALAGOINHAS

Ciclistas de várias idades tomaram as ruas de Alagoinhas no Passeio Ciclístico pelo Setembro Amarelo

Com mais de 300 inscritos oficialmente e quase 400 participantes no último domingo (22), o Passeio Ciclístico pelo Setembro Amarelo, promovido pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), reuniu representantes de grupos de pedalada, profissionais e amadores, que tomaram as ruas de Alagoinhas.
Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, e estampando bandeiras de “respeito”, “cooperação”, “tolerância”, “cuidado”, “harmonia”, “educação”, “atenção”, “exemplo” e “limite”, a pedalada movimentou a cidade, no último final de semana, para falar sobre responsabilidade no trânsito, segurança e prevenção a acidentes.
Foto: Roberto Fonseca
“Cada bicicleta carrega uma placa com dizeres educativos, informativos, justamente para incentivar as pessoas a boas práticas no trânsito e na vida. Nada melhor que uma ação como essa para trazer e resgatar valores de vida e de família. Queremos falar sobre a paz, sobre harmonia no trânsito”, salientou o agente da Vagner Dias, da SMTT.
Foto: Roberto Fonseca
A iniciativa faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito e conta com a parceria de grupos de ciclistas e “rodas de bike” para sensibilizar a população quanto à importância das atitudes que reduzem estatísticas de mortes e acidentes.
“Além da saúde, é um trabalho de segurança no trânsito e todo mundo precisa saber que não é só pegar uma bike e sair correndo pela rua. A educação no trânsito deve ser trabalhada desde cedo”, ressaltou Jade Oliveira, do Grupo Vento Leste, que também participou do passeio.
Foto: Roberto Fonseca
Para Dona Vilma Almeida, que pela 1ª vez participou do evento, mais que uma estratégia de educação como parte da campanha nacional, o Passeio é também uma forma de interação, de socialização, de compartilhamento, de diversão e de união através do esporte.
Foto: Roberto Fonseca
“Estou me sentindo criança! É muito gostoso! Praticar esporte não tem coisa melhor no mundo. E eu quero mais, mais e mais. A minha expectativa é a melhor possível. O ciclismo tem uma coisa muito bonita: essa harmonia. Eu acho tão lindo, sabe? A parceria, o companheirismo, um preocupado com o outro. Outro dia estava a minha menina passando e você sabe que o trânsito é perigoso, né? Aí um rapaz parou e mandou a gente passar. Ela já disse ‘aí deve ser ciclista, porque ciclista tem esse bom senso’. E é uma coisa linda, viu? Que a gente vai passeando, um cumprimenta o outro, é como se fosse uma família. Eu acho muito lindo, sabe? Por isso, cada vez mais, eu gosto e quero participar”, destacou a iniciante das pedaladas, que começou a percorrer trechos de bicicleta motivada pelas filhas.
Foto: Roberto Fonseca
Jaqueline Alves da Costa Almeida, filha de Dona Vilma, que esteve com ela durante todo o Passeio Ciclístico, também falou sobre a importância da iniciativa. “O esporte, pra mim, além de colocar o corpo em movimento e de ser bom para a saúde, é um lazer, um entretenimento”, acrescentou.
No percurso, que englobou bairros como Santa Terezinha, Barreiro e Praça Kennedy, em um total de 16,6 km de extensão, crianças, jovens, adultos e idosos, amadores e profissionais, pedalaram juntos. A largada foi dada às 9h do último domingo (22), na Praça Ruy Barbosa. “Não é uma disputa. É um passeio conjunto, tranquilo, de forma igualitária e harmônica, passando por bairros populosos da cidade”, finalizou Vagner Dias, da SMTT.
Confira as fotos do Passeio Ciclístico:
Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca

About Redação

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.