GERAL

Funai solicita Força de Segurança Nacional para atuar contra invasores em Terra Indígena em Rondônia


Foto: Daiane Mendonça/SECOM RO Por: Metro1 

 TI Uru-Eu-Wau-Wau fica em uma região que abrange 12 municípios do estado de Rondônia

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) voltou a solicitar apoio à Força Nacional de Segurança Pública para atuar na Terra Indígena (TI) Uru-Eu-Wau-Wau, no Estado de Rondônia. O local tem enfrentado conflitos e seguidas invasões de terras por não indígenas.

O Ministério da Justiça autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública na TI nesta segunda-feira (22), a decisão foi publicada no Diário Oficial da União. E a Funai se reuniu com as lideranças da TI Uru-Eu-Wau-Wau para tratar das reivindicações para a região.

Em janeiro deste ano, os agentes participaram de uma operação em conjunto com a Política Federal e a Funai, na região, que cumpriu dois mandados de busca e apreensão expedidos para retirada de invasores. Segundo investigações, os invasores desmataram uma área nos municípios de Governador Jorge Teixeira e Theobroma, para cometer crimes relacionados a contrabando de produtos veterinários.

A TI Uru-Eu-Wau-Wau fica em uma região que abrange 12 municípios do estado de Rondônia, onde vivem os povos os Jupaú (ou Uru-eu-wau-wau), os Oro Win, os Amondawa e os Cabixi, além de outros quatro povos isolados.

About Redação

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.