ALAGOINHAS

ACONTECE NA CÂMARA



Em atendimento ao requerimento nº 010/2020, de autoria dos vereadores, compareceu à Câmara Municipal de Alagoinhas no dia 11 de agosto a Secretária Municipal de Saúde, Rosania Rabelo, para apresentar a prestação de contas referente aos gastos realizados durante a pandemia.

A secretária relembrou do lançamento do 1º decreto - lançado no início da pandemia em 18 de março, e as medidas adotadas pela SESAU no enfrentamento do coronavírus. Durante a sua fala, destacou: “Os números na parte de óbitos e na parte de confirmados a gente que é da área de saúde, a gente acha números muito frios, porque existe lá vidas que nós perdemos, mesmo trabalhando a estratégia que a gente achava que era viável.”

Na oportunidade, o diretor de planejamento e gestão da secretaria apresentou a prestação de contas parcial em slides: dados epidemiológicos, casos confirmados, óbitos, bairros preponderantes em relação ao número de casos, tabelas com recursos advindos das diferentes fontes de receitas, despesas pagas até o dia 07 de agosto - nomes das empresas e referidas datas de pagamento. Apresentou ainda, em imagens fotográficas, as ações realizadas pela equipe de saúde.

Em relação ao aumento do número de casos, o mesmo ressaltou: “Houve um aumento na taxa de crescimento nas últimas 24h, e a gente vem também observando isso desde o momento que a gente acredita - tecnicamente falando - que isso se dá também pela justificativa de termos aumentado o acesso da população à realização de testagens, ações de inquérito epidemiológico e ações de testagens em todas as unidades de saúde.”

Foram diversos os questionamentos dos vereadores: Luciano Almeida indagou sobre os pagamentos realizados e valor de aquisição das máscaras, que segundo o mesmo, foi superior aos valores praticados no mercado. Thor de Ninha pontuou: “Não vimos ações efetivas nos bairros”. Anderson Baqueiro cobrou ações em relação ao atendimento básico da população: “Como vamos controlar a COVID se itens básicos da saúde do município não estão chegando aos usuários?”.

O vereador Cleto da Banana, durante o pronunciamento, teceu elogios à secretária: “Se não tivéssemos à frente dessa pasta tão importante uma pessoa da sua capacidade o que seria do nosso município, o que seria da nossa população?”, e parabenizou a equipe: “Parabéns aos mais de 1500 profissionais que tem se dedicado na Secretária da Saúde.”

Constou no expediente e foi lido o Projeto de Decreto Legislativo nº 003/2020, de autoria do vereador Edilson Ferreira (Duy do Frango), que concede Título de Cidadão Alagoinhense ao Sr. Ronaldo Menezes da Silva.

A próxima sessão será realizada no dia 13 de agosto, no horário regimental, às 15h.

Ascom - Câmara Municipal de Alagoinhas
Foto - Kekeu Barreto

About Redação

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.