ALAGOINHAS

Influenza: Campanha termina nesta terça (30), mas vacinação continua no drive thru e unidades de saúde


Encerra-se nesta terça-feira (30) a edição 2020 da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Influenza. Quem faz parte dos grupos prioritários e ainda não está imune, deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o drive thru montado na Estação de Transporte Alternativo.
A vacina da Influenza não é eficaz contra a COVID-19, mas facilita a triagem de pacientes e é uma maneira de resguardar os mais vulneráveis contra doenças respiratórias, que podem impactar o sistema imunológico e favorecer o aparecimento de outras infecções.
Em Alagoinhas, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) alerta para a baixa procura pela vacina. Até a manhã desta segunda-feira (29), a cobertura vacinal era de 27.967 doses aplicadas, o equivalente a 74,2% das 37.967 pessoas de perfis com metas definidas, uma proporção que poderia ser considerada muito boa,  caso não fosse desigual entre os grupos. A cobertura entre os idosos e trabalhadores da saúde já alcançou mais de 100%, porém o cenário ainda não é o ideal para as crianças, que estão com 47%, gestantes, com 42%, puérperas, 62% e adultos entre 55 e 59 anos, com 43%.
A SESAU ressalta que mesmo com o encerramento oficial da campanha, a vacina continuará disponível no drive thru e nas unidades de saúde da zona rural e urbana, para os grupos definidos nas três etapas e também será aberta para população em geral, mediante duração do estoque.
A secretaria salienta, ainda, a importância, principalmente, de vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes, além das mulheres até 45 dias após o parto. “As crianças têm maior probabilidade de sofrer com pneumonias e outros casos graves, que podem ser fatais. Já as puérperas, além de apresentarem alterações no sistema imune que predispõem a sintomas graves, passam anticorpos contra o influenza para os recém-nascidos na amamentação”, explica a secretaria de saúde, Rosânia Rabelo.
Grupos prioritários
Podem receber a dose, gestantes, puérperas, professores, adultos de 55 a 59 anos, idosos, profissionais de saúde, caminhoneiros, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, população privada de liberdade, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas transmissíveis e condições clínicas especiais e profissionais do serviço funerário.
Confira os pontos de imunização:
📍Drive Thru – Estação de Transporte Alternativo – Das 8h às 12h
ZONA URBANA – Das 8h às 16h
📍USF Nova Esperança
📍USF Praça Kennedy
📍USF Nossa Senhora de Fatima
📍USF Flávio Cavalcante
📍USF Lírio dos Vales
📍USF Nova Brasília
📍USF Urbis 3
📍USF São José Operário
📍USF Santo Antônio
📍USF Zona rural (atrás do Santíssimo)
ZONA RURAL – Das 8h às 15h
📍USF Riacho da Guia
📍USF Sauípe/ Disai
📍USF Estevão
📍USF Portões
📍USF Boa união
📍USF Miguel Velho

About Redação

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.