GERAL

Secretaria de Saúde identifica 3 cães infectados com raiva na Bahia


Secretaria de Saúde do estado (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), registrou a ocorrência de 3 cães infectados com raiva na Bahia, entre 25 de setembro e 2 de outubro. Os animais foram localizados em Inhambupe - com passagem por Camaçari -, Rio Real e Várzea da Roça.
No documento de alerta epidemiológico, a diretoria alerta os profissionais da atenção à saúde e vigilância epidemiológica, pedindo bloqueio de foco, com vacinação casa a casa nas áreas afetadas, além de tratamento profilático para os comunicantes durante o período de transmissão.
Na Bahia, o último caso de raiva humana transmitida por cão ocorreu em 2004, em Salvador. Em 2017, foi confirmado outro caso de raiva humana, desta vez provocado pela mordida de um morcego, em Paramirim.
A raiva é uma zoonose viral que se caracteriza por uma encefalite progressiva aguda e leta. A doeça apresenta quatro ciclos de transmissão: aéreo (relacionado aos morcegos); rural (bovinos,equinos,suinos,ovinos,caprinos); urbano (cães e gatos) e ciclo silvestre terrestre (sanguis,cachorros do mato,raposas,guaxinis, entre outros).

About Redação

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.