POLÍTICA

Guedes tem 'carta branca' para mudar chefia do Coaf, diz Bolsonaro


O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (4) que o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem carta branca para trocar o comando do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). 
"Dei carta branca a todos os ministros para indicar as pessoas e eu tenho poder de veto. O Coaf, na medida provisória da reestruturação, estava com a Justiça. A partir do momento que vai para a Economia, o Paulo Guedes que define. Ou alguém está desconfiando do Paulo Guedes agora? Não né. Se ele quiser mudar (Coaf), assim como qualquer um quiser mudar qualquer coisa, mude sem problema nenhum, eu quero que o seu ministério dê certo", disse.
Reportagem publicada ontem (3) pela Folha de S. Paulo revela que o ministro vem sendo pressionado pelo Palácio do Planalto, com anuência de Jair Bolsonaro, a demitir o presidente do Coaf, Roberto Leonel, aliado de Sergio Moro, ministro da Justiça. Segundo auxiliares, o presidente está incomodado com o comportamento do comando do Coaf em relação à decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, de suspender investigações criminais que usem dados detalhados de órgãos de controle, como o Coaf, sem autorização judicial. A decisão foi tomada após pedido da defesa do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho mais velho do presidente, alvo de investigação realizada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.
Em manifestação enviada à Folha e publicada na quarta (31), o Coaf criticou a decisão de Toffoli sobre o uso de seu material em investigações. O órgão afirma que a medida prejudica o combate à lavagem de dinheiro.

 - Metro1

About Redação

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.