POLÍTICA

Vereador quer retirar de Lula homenagem aprovada pela Câmara de Salvador em 2017



O vereador Cezar Leite quer retirar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Medalha Thomé de Souza aprovada pela Câmara de Salvador em 2017. A intenção dele é protocolar um projeto de resolução de retire as honrarias de todas os homenageados condenados por corrupção em 2ª instância na Justiça.

Cezar alega que o Regimento Interno da Câmara prevê que os homenageados devem ter uma "conduta idônea". "Você não pode estabelecer uma honraria de uma instituição tão nobre, tão antiga como a Câmara de Vereadores de Salvador, pra alguém que está preso hoje por crime de corrupção", justificou o vereador em entrevista ao Bahia Notícias nesta terça-feira (2).

Ele afirma que vai buscar a partir desta quarta (3) as 14 assinaturas de vereadores necessárias para protocolar o projeto de resolução. Cezar garante que a proposta não é voltada especificamente para o ex-presidente do PT. "É pra qualquer um", assegurou. Esta semana, ele já provocou discussão na Câmara ao defender a retirada de uma foto de Lula do memorial da Casa.

A Câmara aprovou dar a Medalha Thomé de Souza a Lula em março de 2017 . No entanto, o ex-presidente nunca a recebeu. A homenagem foi proposta pelo vereador Suíca (PT), que criticou Cezar pela intenção de retirar a honraria. "Acho que é um absurdo. Quem propõe algo como isso é quem não tem nada na cabeça", atacou.

"Só os privilegiados, que apoiaram [Jair] Bolsonaro, que apoiam a ditadura, podem porpor algo como isso", reclamou o vereador do PT. "E acho que ele [Cezar] foi um privilegiado. Cursar medicina na época dele era um privilégio", disse Suíca.

Cezar destacou que outras personalidades como Jesus Cristo e Maria Quitéria foram condenados, mas por "enfrentar o poder", não por corrupção. No entanto, Suíca discorda também deste argumento. "Quem prova que Lula foi por corrupção? Os filhos de Bolsonaro estão envolvidos com corrupção", contestou.


por Guilherme Ferreira

About Redação

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.