ALAGOINHAS

Equipe do Hospital Regional Dantas Bião realiza captação de múltiplos órgãos


Na última sexta-feira (26), o Hospital Regional Dantas Bião (HRDB), em Alagoinhas, (122 km de Salvador), realizou mais uma captação de órgão. Foram captados do doador, N. D. V, de 58 anos:, coração para válvula, córneas e rins.

A captação foi coordenada pelo médico Daniel Viriato   e profissionais da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, (CIHDOTT), e do hopital, Priscila Salomão Santiago e Monique Carmo.

Monique Carmo, membro da CIHDOTT  informou que “para se tornar um doador de órgãos não é necessário registrar por escrito, mas é importante informar aos familiares o desejo de ser doador, por isso, o contato e os esclarecimentos à família são essenciais para que a autorização seja dada e, desse modo, realizada a captação. Sabemos que é um momento de dor, respeitamos e buscamos dar o máximo de orientação à família”.

De acordo com dados da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o número de pessoas que resistem a autorizar o transplante de órgãos de parentes, na Bahia, ainda é muito alto. De cada 10 famílias baianas, apenas três autorizam o procedimento após o falecimento do parente, enquanto a fila de quem depende deste procedimento tem crescido nos últimos anos.

About Redação

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.