GERAL

Papa Francisco descarta ordenação de homens casados como padres na Amazônia



O Papa Francisco rejeitou hoje (12) a possibilidade de ordenação de homens casados como padres na região amazônica. A possibilidade de homens casados serem padres havia sido aprovada, por 128 votos a 41, no sínodo do Vaticano sobre a Amazônia, em outubro passado.
No entanto, a hipótese não agradou a alguns integrantes da Igreja, que avaliaram que isso poderia levar a uma mudança na tradição secular de celibato entre os padres, conforme a agência Reuters.
A proposta não é mencionada no texto, de 32 páginas, que foi publicado hoje sobre o encontro, sob o nome de "Exortação Apostólica Pós-Sínodo". Uma exortação serve para instruir e encorajar os fiéis católicos, mas não delimita a doutrina da Igreja.
No texto, em lugar de citar a possibilidade de ordenação para homens casados, o pontífice diz que novas maneiras devem ser encontradas para incentivar mais padres a trabalhar na região remota e permitir papéis maiores para leigos e diáconos permanentes, assim como para mulheres.
Homens casados podem ser diáconos, que, como padres, são ministros ordenados. Eles podem fazer atividades como ensino, batismo e administração de paróquias, mas não rezar a missa. Com isso, em ao menos 85% das aldeias amazônicas, os fiéis não podem participar da liturgia todas as semanas, segundo a Reuters.

- Metro1

About Redação

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.