ALAGOINHAS

Com apoio da Prefeitura, festa de Nossa Senhora da Guia mantém tradição e atrai grande público neste final de semana



Uma das tradições mais antigas e preservadas da região, a Festa de  Nossa Senhora da Guia, teve início nesta sexta-feira(07) e atraiu uma verdadeira multidão para a programação religiosa e musical no Distrito do Riacho da Guia. Organizada pela própria paróquia, a festa conta o apoio da gestão municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), que forneceu toda a estrutura física, segurança e atrações musicais. A iniciativa conta também com a coordenação do vereador Noberto Alves (Bebé), nascido em Conceição, um dos povoados do distrito.

A festividade religiosa, que segue até o dia 16 de fevereiro e será encerrada com procissão e benção do Santíssimo Sacramento, celebra Nossa Senhora da Guia, santa associada à simbologia da estrela que guiou os reis magos à manjedoura do Menino Jesus.
Durante todos os dias, o evento conta com barraquinhas de comida e apresentações de corais dos povoados. Para a vice prefeita e secretária de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), Iraci Gama, as celebrações à Nossa Senhora da Guia têm muitos significados para a comunidade.“Além do caráter religioso, a realização do evento dá continuidade a uma tradição cultural e fortalece os laços entre os moradores, que se envolvem na preparação de todos os detalhes. É uma festa lindíssima que também contribui para o fomento da economia desta região”, destacou Iraci Gama.
Com o tema “Nossa Senhora da Guia, Exemplo de Dom e Compromisso”, a programação começou na manhã de sexta-feira, com a realização do Santo Terço, seguido de carreata para o povoado de Baixa Grande, procissão até Riacho da Guia e missa de abertura.

Além da festividade religiosa, os shows musicais também foram motivos de alegria para moradores. Com a praça lotada, durante esta edição do evento, se apresentaram no primeiro dia de festa, Tarcio Gabriel, Vanoli Cigano, Café Pitta e Manbolada. Na noite de sábado, o distrito também ficou pequeno para receber tanta gente que foi curtir os shows de Rafa Show, Álvaro Lima, Turma do Bid e Devinho Novaes.
“É sempre uma satisfação realizar a Festa de Nossa Senhora da Guia. As pessoas que aqui estiveram com as suas famílias, certamente voltarão no ano que vem para viverem momentos bons, rezar em família, celebrar a vida em um espaço preparado com muito carinho e dedicação. Mais uma vez a festa foi um sucesso”, disse o prefeito Joaquim Neto, que todos os anos, marca presença nos festejos religiosos do distrito.
Confira mais momentos da festa: Créditos: Roberto Fonseca /SECOM

About Redação

1 comments:

  1. Olha a cara do Prefeito incompetente, a cidade de Alagoinhas acabada, comércio falido, andando para trás, esse ano ele vai cuidar de sua vidinha particular com fé em Deus, vê se entra alguém que coloque essa pobre cidade para frente.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.