ALAGOINHAS

Hospital Regional Dantas Bião amplia projeto de humanização


Profissionais do Hospital Regional Dantas Bião (HRDB), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em Alagoinhas, estão ampliando cada dia mais as ações que envolvem diálogo, a escuta e o cuidado especial com o paciente, através do Projeto Humanização iniciado em janeiro de 2019. Em um ano já são inúmeros benefícios trazidos pelo projeto.

Mais do que beneficiar a integração multidisciplinar, o projeto fornece dados pertinentes que auxiliam a equipe no trato com o colega de trabalho, com o paciente, levando a uma melhoria contínua no atendimento a todos os usuários que chegam ao HRDB.

A psicóloga Jéssica Pereira informa que durante as dinâmicas desenvolvidas no HRDB, são passadas instruções do dia a dia para que aconteça uma melhor comunicação, respeito e cooperação nas tarefas diárias, afinal, o trabalho na unidade é em equipe, ou seja, todos os setores são interligados.
"A ideia do projeto veio através de algumas demandas observadas pelo setor de psicologia e pela direção do hospital. Os encontros com os colaboradores acontecem semanalmente. Ouvimos, orientamos e sempre esclarecemos que um ambiente feliz reflete na vida de todos do hospital".

Outra ferramenta que os usuários do SUS contam é o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) que avalia o índice de satisfação, tendo como objetivo principal aproximar os usuários do SUS da equipe do hospital, primando pela excelência na qualidade dos serviços oferecidos. Por isso, a equipe do SAC realiza diariamente uma pesquisa de satisfação do cliente, para mensurar a satisfação dos usuários, identificando e mapeando os possíveis fatores de impactos negativos e positivos.

Jaciele Borges faz parte da equipe do SAC no HRDB. Ela informa que para monitorar o índice de satisfação dos usuários, a equipe realiza pesquisas com pacientes, familiares e acompanhantes, durante o período de internamento e também nas consultas no ambulatório.

"A equipe do SAC realiza pesquisas com a finalidade de avaliar o grau de satisfação dos pacientes. Dessa forma, conseguimos manter a qualidade do que for bem avaliado e os casos não tão positivos, monitoramos e desenvolvemos ações específicas para melhorar e corrigi-los", garantiu Jaciele Gomes.


Relacionamento com o paciente
Identificar anseios e dúvidas e uma forma humanizada é essencial durante sua permanência no hospital. Por isso, os colaboradores e profissionais de saúde têm o cuidado com o paciente, ouvindo, sanando dúvidas para não agravar e gerar conflitos em seu tratamento. Essas ações têm dado certo e refletido de maneira positiva.

Joselita Silva da Paixão, 80 anos, residente em Araçás, avalia positivamente a unidade. "O atendimento é bom, com agilidade das técnicas de enfermagem, a higienização é realizada sempre, o enxoval sempre limpo. Aprovo o atendimento e digo mais, o serviço de fisioterapia e serviço social são excelentes me tratou com dedicação".
A mesma opinião tem a paciente Grasiely de Jesus Santos, 24 anos. "O atendimento aqui é bom. A equipe de enfermagem sem comentários, todos. O serviço de nutrição tem um diferencial, sempre atende as minhas solicitações.

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