GERAL

Não há limites para o conhecimento e a FATEC está sempre à frente quando alinha teoria e prática!






Entre os dias 24 e 27/10/2019 estudantes dos cursos de Enfermagem e Odontologia, acompanhados pela coordenadora Thyla Mendes e pelos docentes Sílvio Lima e Denize Cruz, realizaram em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Andaraí, na Chapada Diamantina, o projeto intitulado “Qualidade de vida da comunidade de Ubiraitá, Andaraí-Bahia.

O mencionado projeto, mediante suas ações, atendeu a cerca de 150 moradores de Ubiraitá, distrito e Andaraí, oferecendo a comunidade exames rápidos como glicemia capilar para rastreamento de diabetes, tipagem sanguínea para caracterização genotípica e fenotípica da população, aferição de pressão arterial, sumário de urina (uroanálise), inquérito parasitológico para análise epidemiológica da esquistossomose, endêmica para a região e, rastreamento de câncer bucal.
Vale ressaltar que os munícipes, também participaram de uma avaliação da sua qualidade de vida a partir de ferramentas propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), assim como tiveram sua caracterização sociodemográfico realizada.

Para as alunas Elisabeth, Joelma Barreto e Ádina Batista, “a teoria sem prática se torna “verbalismo”, assim como a prática sem teoria vira ativismo. No entanto, uma ação como esta proposta pela FATEC, que une a prática à teoria, nos faz alcançar a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade de nós alunos e das comunidades participantes”.

Para os representantes do poder público municipal de Andaraí, André de Oliveira e Milena Helfinest, “ações acadêmicas como estas realizadas pela FATEC em parceria com a Secretaria de Saúde de Andaraí encurtam a distância entre a universidade e as comunidades tradicionais, estreitando os laços e fornecendo àqueles mais carentes serviços de atenção básica a saúde. A FATEC, realmente tem em seu “DNA” inovação, sustentabilidade e ciência aplicada. Desde já, firmamos uma parceria”.
Fundamentais para o sucesso dessa ação, os discentes demonstraram entusiasmos, sagacidade, competência e responsabilidade na prática dos procedimentos realizados. Para os graduandos dos cursos de Odontologia e Enfermagem, João Paulo Costa, Priscila Sobral e Luana Oliveira, o discurso era único: “em projetos como estes realizados pelos professores, provamos para nós mesmos e para comunidade, o sentimento de pertença internalizados por nós no exercício prático do conhecimento teórico adquirido em sala de aula, ultrapassando as barreiras físicas da academia e, acima de tudo, fazendo o bem, principalmente a quem mais precisa”.

Já os coordenadores do projeto reverberavam satisfação e plenitude com o profissionalismo e com a capacidade crítica e reflexiva dos alunos. Segundo os professores Thyla Mendes, Silvio Lima e Denize Cruz “exercícios acadêmicos como estes consolidam os objetivos propostos pela Academia, fomentando o ensino, a pesquisa e extensão, tripé que estabelecem os pilares da FATEC”.
O professor Silvio também ressalta que “ações como estas são semestralmente realizadas pela FATEC, afim de quebrar os paradigmas que permeiam a difícil, mas possível e alcançável prática da interdisciplinaridade”.

About Redação

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.