GERAL

Museus do IPAC promovem programação especial para o Mês das Crianças



Durante o mês de outubro, os museus vinculados ao Instituto do Patrimônio artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult/Ba), realizam uma série de homenagens ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, visando fortalecer a relação museu-comunidade a partir de atividades que proporcionem aos pequenos brincadeiras ao ar livre, além de estimular a prática artística e o maior entendimento delas sobre a cultura, patrimônio e cidadania. A programação é gratuita e, a maior parte, aberta ao público em geral; pois algumas ações serão feitas com escolas parceiras.

“Buscamos promover a interlocução entre elementos da cultura popular infantil com o objetivo de fortalecer a relação museu-comunidade a partir de atividades que proporcionem às crianças lembranças das brincadeiras que perduram até hoje no imaginário popular. Estas iniciativas visam ainda aumentar o sentimento de pertencimento e valorização desses espaços, fortalecendo a proposta educativa dos museus”, explica João Carlos Oliveira, diretor geral do Ipac.

No Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, o público infantil será convidado a uma visitação especial e jogos com referência ao acervo visitado (quebra-cabeça, jogo da memória etc.), sempre às 14h. Lá também acontece o lançamento do livro infantil "Embarcando em uma grande expedição”, na terça-feira (8), às 18h. 

Ainda na terça, destaque para a terceira edição do projeto “Pintando o sete – brinquedos e brincadeiras”, que acontece às 10h e às 15h, na Praça das Artes (Pelourinho), especialmente com alunos da Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima. A atividade - com jogos e brincadeiras como peteca, amarelinha, ciranda, jogos de tabuleiro, gincana etc. - será coordenada pelas unidades do Ipac localizadas no Pelourinho: Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Tempostal, LabDimus e Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica.

As crianças que visitarem o Palacete das Artes (Graça) vão poder participar de uma aula de yoga, em 13/10, às 9h30. É importante levar algo para forrar o chão. Lá também acontece, em 18/10, às 16h, o lançamento do livro “O rio que sentia cócegas”, de autoria da escritora Carla Chastinet, com ilustração de Fábio Haendel. Na ocasião, as crianças poderão participar de uma contação da história musicada. E, em 19/10, às 16h, Nairzinha leva o seu “Cirandando Brasil” - cantigas e brincadeiras do folclore infantil brasileiro – para brincar com o público.

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), no Solar do Unhão, participa do mês das crianças com o projeto “MAM abraça as crianças”  - oficina de modelagem com argila, colagens, pintura no mural e papel, em 19/10, das 14h às 17h. As inscrições são feitas no local, com limitação de até 20 crianças por atividade.

Além disso, de 10/10 a 31/10, o Museu Tempostal sedia a mostra “Crianças colorindo o mundo no Tempostal”, reunindo postais da coleção Belle Époque que retratam crianças e a infância e imagens em vídeo sobre o tema. E, em 11/10, às 9h e às 14h, o museu realiza uma oficina de confecção de postais com temática infantil inspirados nos postais da Belle Époque. A oficina será realizada para duas turmas de 40 alunos do Colégio  Municipal João Lino (Pelourinho).

Já no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), o projeto “Brincando como no tempo de nossos avós” está completando sete anos. Durante todo mês, o parque (localizado na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu – onde nasceu o poeta) trabalha a memória afetiva das crianças com jogos e brincadeiras e histórias “do tempo de nossos avós”. “A proposta é proporcionar ao público infantil, vínculos afetivos com o Parque Histórico Castro Alves, além de as crianças aprenderam sobre a importância de preservar a memória”, completa a coordenadora do PHCA, Diogenisa Oliva.

PROGRAMAÇÃO DOS MUSEUS DO IPAC PARA O MÊS DAS CRIANÇAS

Museu de Arte da Bahia (MAB) – Corredor da Vitória

Visita ao acervo do museu com jogos interativos e lúdicos
De 08 a 12/10, às 14h 
Atividade gratuita

Lançamento do livro "Embarcando em uma grande expedição” (Livro infantil)
Em 08/10, às 18h 
Entrada gratuita 


Centro Histórico

3° edição do projeto “Pintando o sete: brinquedos e brincadeiras” 
Onde: Praça das Artes (Pelourinho)
Dia 08/10, às 10h e às 15h 
Com alunos da Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima.


Museu Tempostal (Pelourinho)

“Crianças colorindo o mundo no Tempostal”
De 10/10 a 31/10
Horário de funcionamento do museu: terça a sexta das 10h às 17h e sábado das 13h às 17h
Evento Gratuito
   
Oficina de confecção de postais com temática infantil inspirados nos postais da Belle Époque
Dia 11/10, às 9h e às 14h
Realizada para duas turmas de 40 alunos do Colégio  Municipal João Lino (Pelourinho)


Parque Histórico Castro Alves (PHCA) – Cabaceiras do Paraguaçu (BA)

Projeto “Brincando como no tempo de nossos avós”
De 01/10 a 31/10
Evento Gratuito
  

Palacete das Artes (Graça)

Yoga para as crianças
Em 13/10, às 9h30 
Evento Gratuito

Lançamento do livro “O rio que sentia cócegas”, de Carla Chastinet, com ilustração de Fábio Haendel
Em 18/10, às 16h 
Evento Gratuito

Cirandando Brasil, com Nairzinha
Em 19/10, às 16h 
Evento Gratuito


Passeio Público (Campo Grande)

Evento do Centro de Referência do Espectro Autista em comemoração ao Dia da Criança
Em 14/10, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h
Para funcionários e participantes do centro


Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) – Solar do Unhão
  
“MAM abraça as crianças”  - oficina de modelagem com argila, colagens, pintura no mural e papel
Em 19/10, das 14h às 17h
Evento Gratuito.  Inscrições no local. Limites de até 20 crianças por atividade

About Redação

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.