ALAGOINHAS

ALAGOINHAS

Ministério volta atrás e libera pesca de camarão e lagosta na Bahia

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

/ by REDAÇÃO

O Ministério da Agricultura recuou e autorizou a pesca de camarão e lagosta no Nordeste a partir de amanhã (1º), um dia depois de anunciar a proibiç]ao devido ao vazamento de óleo no litoral.
O veto da atividade pesqueira havia sido determinado em algumas regiões da Bahia, Pernambuco, Alagoas, Piauí e Ceará.
De acordo com o Estadão, o governo federal não apresentou relatórios técnicos que motivaram a decisão de recuo.
Pesquisadores têm alertado para riscos de contaminação em peixes e frutos do mar. Um estudo da Universidade Federal da Bahia (Ufba) já apontou resquícios de contaminação nesses animais.
“O Ministério fez isso pelo princípio da precaução. Como nós não sabíamos como era essa mancha, enquanto isso estava sendo analisado, suspendemos a pesca em vários Estados brasileiros onde esse petróleo chegou”, disse a ministra Tereza Cristina.
“A gente já tem dados mostrando que não é necessário. A lagosta está sendo examinada, o Ministério da Agricultura está fazendo uma série de testes, não há nada que justifique acabar com a pesca agora”, completou.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que somente quando os exames laboratoriais conduzidos pelo Ministério da Agricultura tiverem resultados será possível avaliar o risco e a segurança para o consumo desses produtos. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados
Desenvolvimento by Agência Alves Comunicação Digital...