ALAGOINHAS

SESSÃO ESPECIAL REALIZADA NA CÂMARA DE ALAGOINHAS CELEBRA O SETEMBRO AMARELO


No dia 10 de setembro - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio - foi realizada na Câmara Municipal de Alagoinhas uma Sessão Especial em cumprimento à Lei nº 2384/17, de autoria do Pastor Lins, que institui a Semana de Combate e Prevenção ao Suicídio. Compuseram a mesa diretora: Pastor Lins; vereador, Dra. Simone Paes; psiquiatra, Liliane Amburgo; psicóloga e Lavínia Carvalho; representante da SEDUC.



“A gente fica preocupado com o que está acontecendo e entendemos que daqui a alguns anos estima-se que talvez a metade da população mundial estará sofrendo dessa doença chamada depressão”, ressaltou Pastor Lins ao iniciar a sua fala, ao tempo que destacou o trabalho do projeto Psicosaberes e a parceria de profissionais que de forma voluntária têm se empenhado bastante para promover a saúde mental da população, através de palestras, orientação e apoio.


Dra. Simone Paes trouxe dados alarmantes em relação ao aumento do número de suicídios que, segundo a mesma, constitui-se hoje como uma epidemia: “Só os profissionais da área da saúde não vão dar conta do suicídio. A cada 40 segundos uma pessoa se mata, esse percentual fica 1 milhão por ano. Um milhão de suicídios. Para cada suicídio 10 a 20 tentativas. 10 a 20 milhões de tentativas de suicídio. Então, isso é um número muito grande.”

Liliane Amburgo fez um apelo em relação à necessidade de parar e ouvir as pessoas: “O CVV, Centro de Valorização da Vida, fez uma pesquisa onde dizia que de 10 pessoas que tentaram suicídio, 9 poderiam ser evitados se tivesse uma pessoa para perceber essa situação.”



O CVV - Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias, através do número 188. Maiores informações através do site: https://www.cvv.org.br/


Ascom - Câmara Municipal de Alagoinhas
Foto - Kekeu Barret

About Redação

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.