POLÍTICA

Lava Jato: PF cumpre mandados na BA e em SP; R$ 555 milhões são bloqueados


A Polícia Federal, em cooperação com o Ministério Público Federal, deflagrou na manhã de hoje (21) a 63ª. fase da Operação Lava Jato, denominada Carbonara Chimica.
De acordo com a TV Record, policiais federais estão na Mansão Morada dos Cardeais, no Corredor da Vitória, em Salvador. 
São dois mandados de busca e apreensão na Bahia. Outros oito mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária em São Paulo.
Os mandados foram expedidos pela 13ª. Vara Federal de Curitiba (PR) e miram a apuração de crimes de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de capitais.
As medidas visam esclarecer a suspeita de pagamentos periódicos indevidos aos dois ex-ministros identificados na planilha da empreiteira Odebrecht como "Italiano" e "Pós-Itália".
Em depoimento, Marcelo Odebrecht declarou que "Italiano" se referia ao ex-ministro Antônio Palocci e "Pós-Itália" era Guido Mantega.
Os valores eram contabilizados na planilha denominada “Programa Especial Italiano”.
O pagamento da propina tinha como objetivo, entre outras coisas, a aprovação de Medidas Provisórias que instituiriam um novo refinanciamento de dívidas fiscais e permitiriam a utilização de prejuízos fiscais das empresas como forma de pagamento (Refis da Crise – MPs 470/2009 e 472/2009).
Há indicativos de que parte dos valores indevidos teria sido entregue a um casal de publicitários como forma de dissimulação da origem do dinheiro.
Foi determinada ordem judicial de bloqueio de ativos financeiros dos investigados no valor de R$ 555 milhões.
Os presos serão levados para a sede da PF em São Paulo, e posteriormente trasladados para a Superintendência do Paraná, onde serão interrogados.
- Metro 1

About Redação

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.