ALAGOINHAS

Fest in Canto 2019: seletiva de Alagoinhas será nesta sexta



Em sua quarta edição, o Fest in Canto - Festival Intercolegial de Novos Talentos da Música - continua revelando jovens artistas do litoral norte e agreste baiano. Nesta sexta-feira, 30 de agosto, será a vez de Alagoinhas assistir à seletiva dos candidatos locais. Desta etapa, sairão os dois classificados para a grande final do festival, em dezembro. O evento terá início às 14h, na Praça Ruy Barbosa, no centro da cidade.


Projeto social da Bracell, com apoio das secretarias de educação de sete municípios da região, o Fest in Canto é um concurso anual que abre caminho para os estudantes apresentarem ao público seu dom para a música e até serem reconhecidos por isso: além de prêmios em dinheiro, os vencedores de cada categoria - infantil e juvenil - gravam seus próprios CDs com músicas autorais ou de outros compositores.

As escolas participantes também concorrem a prêmios: aquelas que mobilizam a maior e mais animada torcida para comparecer nas etapas locais e na final recebem um kit multimídia contendo datashow, caixa amplificada e microfone.


O Fest in Canto funciona assim: a empresa divulga o projeto nas escolas públicas e os interessados se inscrevem para participar, enviando uma gravação doméstica para a organização. O júri faz uma pré-seleção dos áudios e seleciona os estudantes para as seletivas de cada município. Nestas seletivas, abertas ao público, eles se apresentam acompanhados de uma banda profissional contratada pela Bracell. O primeiro e segundo lugares de cada categoria são premiados com R$ 600 e R$ 400, respectivamente. E o primeiro vai para a grande final concorrer com os finalistas dos demais municípios. Deste evento, saem os dois ganhadores que vão gravar seus CDs. Os próprios estudantes definem o estilo e gênero musical e o repertório de seus discos, que terão uma tiragem de 1.000 cópias para divulgação, tudo custeado pela Bracell.

A música é uma ferramenta funda­mental não só para a cultura, mas para a transformação da educação. É uma hon­ra para uma empresa como a Bracell contribuir para essa mudança”, destaca Ana Paula de Matos, analista de Responsa­bilidade Social da Bracell e responsável pelo projeto. Segundo ela, este ano, já houve duas seletivas do Fest in Canto: uma em Itanagra e outra em Inhambupe.


Além de Alagoinhas, as próximas cidades a receberem seletivas são Aramari, Conde, Entre Rios e Esplanada. Após as seletivas, os vencedores se apresentarão na grande final em Alagoinhas.

About Redação

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.