MUNDO

EUA diz que vai punir quem fizer negócios com a Venezuela


O governo americano anunciou nesta terça-feira (6) que os EUA estão prontos para impor sanções contra quaisquer empresas internacionais que façam negócios com o regime do ditador venezuelano Nicolás Maduro.
A informação foi divulgada pelo conselheiro de segurança nacional americano, John Bolton. Em discurso durante o encontro no Peru, ele defendeu que uma ação internacional mais dura é necessária para acelerar a transição de poder no país sul-americano, de onde mais de 4 milhões de venezuelanos já fugiram, segundo a ONU.
“Estamos enviando um sinal aos terceiros que queiram fazer negócios com o regime Maduro: procedam com extremo cuidado”, disse.
O anúncio ocorre um dia após o presidente Donald Trump assinar uma ordem executiva ordenando o congelamento de todos os ativos do regime venezuelano nos EUA.
Segundo informações da Folha de S. Paulo, ao poupar o setor privado mexicano, a medida deixa de ter o peso de um embargo como o aplicado contra Cuba, por exemplo. Além disso, o fato de a maior parte dos negócios do regime serem hoje ilegais e clandestinos impede a eficácia da medida, na análise de especialistas.
​De acordo com Bolton, a ordem também proíbe quaisquer transações com o regime —uma medida que, segundo ele, força empresas a escolher se vão querer correr o risco de sofrer restrições por parte dos EUA.
“Todos os países ouvimos as medidas que os EUA adotaram ontem [segunda]. Eles as apresentaram na reunião e tomamos nota delas, porque sabemos que vão ter um impacto real dentro do regime Maduro e esperamos que permitam mais cedo do que tarde a saída desse regime”, afirmou o chanceler peruano, Néstor Popolizio, após o término do encontro.

About Redação

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.