GERAL

Referência na região, Guarda Municipal de Alagoinhas capacita agentes de outros municípios


A experiência, estrutura e trabalhos desenvolvidos pela Guarda Civil Municipal de Alagoinhas(GCM) são referências para a região e a sede da instituição têm sido visitada por representantes de corporações de outros municípios interessados no funcionamento e capacitações. Este foi o caso da Guarda Municipal de Entre Rios, que após uma parceria firmada entre as duas prefeituras, enviou os seus agentes para realizarem um curso de capacitação.
Foto: Roberto Fonseca
Com duração de seis dias, o curso será encerrado neste sábado (1) e acontece na própria sede da instituição, onde os participantes estão recebendo aulas teóricas e práticas sobre Defesa Pessoal, Ordem Unida, conduta no stand de tiros, embarque e desembarque de viaturas, patrulhamento, uso de armas não letais, registros de ocorrência, conduta no ambiente de trabalho, Polícia Comunitária, Estatuto da Criança e do Adolescente, além de orientação psicológica.
O Comandante da Guarda Municipal de Entre Rios, Clériton Pandini, destacou o acolhimento dos agentes de Alagoinhas e o dinamismo das atividades desenvolvidas durante o curso. De acordo com o comandante, a partir de agora, a GCM de Entre Rios se sentirá mais segura para atuar. “As atividades realizadas trazem conhecimentos essenciais para procedermos da forma correta e com mais eficácia, além de fortalecerem o senso de cooperação entre os agentes. Com essa aproximação, a Guarda de Entre Rios se sentiu integrada à ‘Irmandade Azul Marinho’ e seguiremos buscando aprimoramento”, avalia Pandini.
Foto: Roberto Fonseca
” A atuação do profissional de segurança pública é regida pelo princípio da universalidade. Ele deve estar pronto para atuar em diversos cenários, seja num patrulhamento comunitário ou mesmo abordagem a suspeitos de delitos. É com essa formação ampla que os profissionais da Guarda Civil Municipal de Entre Rios estão sendo capacitados. A nossa corporação recebe treinamento contínuo por meio de parcerias com o SAMU, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, e com cursos oferecidos pelos próprios agentes, uma vez que o nosso efetivo possui profissionais especializados em diversas áreas” , afirma a comandante da GCM  de Alagoinhas, Renata Fortaleza. “A prioridade que o Governo Joaquim Neto tem dado à qualificação dos agentes tem chamado a atenção de instituições vizinhas e estas têm nos procurado para treinamento.  Além de trocar experiências, esses encontros de cooperação fazem com que as Guardas estejam unidas por único ideal, que é o de servir à população” , informa a comandante. A próxima corporação que receberá o curso será a do município de Sátiro Dias.
Em 2017, início da atual gestão, Alagoinhas foi a pioneira na Bahia e terceira no país a implantar a Patrulha Maria da Penha na Guarda Civil, um serviço instituído por Lei Municipal para garantir o cumprimento de medidas protetivas e reprimir eventuais atos de violência às mulheres.Outros pontos de destaque são as operações conjuntas com os demais órgãos de segurança e a Ronda Escolar , com equipes focadas em ações ostensivas direcionadas às instituições de ensino, garantindo mais segurança à comunidade.
Foto: Roberto Fonseca

About Redação

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.