ALAGOINHAS

Com apoio da Prefeitura, atleta Jefferson Machado, de Alagoinhas, vence Campeonato Baiano de Fisiculturismo


Com 1,74m e 82kg, o atleta Jefferson Machado, de 29 anos, morador de Alagoinhas, sagrou-se Campeão Baiano de Fisiculturismo no último domingo (26), quando alcançou o 1º lugar na competição realizada no Grand Hotel Stella Maris, em Salvador.

O apoio foi do poder público municipal e o excelente resultado, segundo ele, vem junto com a disciplina de uma dieta rigidamente controlada: foram quase 24 ovos por dia na fase de preparação para competição estadual, durante 26 dias com um cronograma de alimentação previsto pelo coaching do atleta.
“A palavra-chave é disciplina. A dica é não desistir. Próximo à competição, há uma restrição de água. Imagine você ficar mais de 24h sem beber água? É algo complicado. Algo semelhante ao que os lutadores de UFC fazem. Na preparação, eu estava comendo cerca de 24 ovos por dia, um quilo de frango por dia. Conto com o apoio do meu coaching, de São Paulo, Iran Katafal, com apoio dos meus pais, da minha esposa, e de pessoas como Clélio Mendes e Iraci Gama”, afirmou Jefferson Machado.
Foto: Roberto Fonseca
Com o desempenho, o atleta está classificado para disputar o Campeonato Brasileiro em São Paulo e vai representar Alagoinhas a nível nacional. “É bom representar Alagoinhas. A cidade precisa disso, dessa representação no esporte”, ressaltou.
A participação em campeonatos é recente. Embora treine há mais de 10 anos, a disciplina e combinação das atividades físicas com o programa nutricional só começaram a fazer parte efetivamente da rotina do atleta há cerca de 4 anos.
De acordo com Jefferson Machado, a 1ª competição oficial foi disputada em abril de 2019, em Feira de Santana, quando conquistou o 1º lugar na Copa Bahia. Após o treinamento e dedicação intensivos, a campanha é positiva: em duas competições, Jefferson Machado foi duas vezes campeão.
Para chegar ao brasileiro – afirma ele – o principal desafio agora é financeiro. “Manter o cronograma de alimentação exige uma dieta que não é barata; isso sem contar a preparação para as disputas, então um dos principais desafios continua sendo o aspecto financeiro”, salientou.
O atleta enfatizou a importância do investimento e do incentivo ao esporte e ressaltou que pretende ir ainda mais longe. “Eu amo o esporte, amo a musculação, o fisiculturismo; eu estudo sobre isso, leio sobre isso e tenho a pretensão de viver do esporte, de me tornar um atleta profissional. Eu quero continuar sempre competindo, conseguindo as melhores classificações. Quero viver disso”, revelou Jefferson Machado, que treina diariamente quase 2h por dia na Academia Viva.
Foto: Roberto Fonseca
Para o campeonato baiano, realizado pela IFBB Bahia, Jefferson Machado contou com apoio da loja de suplementos Prime Fitness, do Jardim Petrolar, e da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET).
O campeonato brasileiro, que ele disputa, representando a Bahia, acontece em agosto deste ano, em São Paulo.

About Redação

1 comments:

Tecnologia do Blogger.