ALAGOINHAS

Zona Rural de Alagoinhas é beneficiada com nova ambulância e mais 60 toneladas de adubo orgânico



O final de semana foi marcado por entregas importantes para a Zona Rural de Alagoinhas. Neste domingo (28), o povoado de Portões, localizado na Comunidade do Ponto do Beiju, recebeu uma ambulância tipo A em sua Unidade Básica de Saúde. Antiga reivindicação dos moradores, a entrega do veículo pelo prefeito Joaquim Neto contou com as presenças da secretária de Saúde, Rosânia Rabelo, da vice-prefeita, Iraci Gama, da primeira-dama, Carla Reis, dos vereadores José Cleto “Cleto da Banana”, Raimundo Alves dos Santos “Gode”, Ozeas Menezes, demais secretários, do presidente da  União das Associações Rurais de Alagoinhas – UARA, José Linaldo, represetantes das Associações de Olhos D’Água,  Nova Esperança, Comunidade de Nova U,  lideranças locais e moradores.




Com investimentos de mais de 70 mil reais, oriundos de recursos próprios da prefeitura, o veículo estará à disposição 24h para atender urgências e a pacientes em tratamento contínuo, beneficiando aproximadamente 4 mil pessoas moradoras das comunidades de Rua Nova de Portões, Pedra de Cima , Portões, Ponto do Beiju e Narandiba.
O evento no Ponto do Beiju soma-se a outras ações já realizadas pela gestão visando o fortalecimento dos serviços de transporte de pacientes no município, a exemplo da entrega de  uma ambulância ao distrito de Riacho da Guia, em fevereiro deste ano, de outra ambulância a Boa União, no ano passado, e de mais 2 veículos à Atenção Básica, que operam desde 2018. “Entregamos hoje uma sonhada ambulância que vai assistir à comunidade 24h e cuja organização será definida em reunião com os presidentes da associações, mas a intenção é inovar, com um profissional de saúde em sobreaviso de segunda à sexta e no final de semana, um técnico, em vez de somente um motorista para atender os chamados da comunidade”, explica a Secretária de Saúde, Rosânia Rabelo.
Durante o encontro, Joaquim Neto conversou com moradores e ouviu solicitações para as outras áreas. O gestor também destacou outras entregas de veículos que ocorrerão ainda este mês na área da Saúde, a exemplo do ônibus de transporte sanitário eletivo para a Pestalozzi e, em seguida, mais 3 veículos tipo passeio adquiridos para a Atenção Básica.


Mais 60 toneladas de adubo orgânico
Em seguida, o prefeito e equipe seguiram para a sede da Associação dos Produtores Rurais do Catuzinho, onde, ao lado do secretário de Agricultura(SEMAG), Geraldo Almeida, fez a entrega de três caminhões de adubo orgânico com 20 toneladas cada. A entrega de ontem foi a última parte das 800 toneladas de insumos distribuídos a cerca de 1100 agricultores de 42 comunidades rurais no início deste ano. A iniciativa faz parte do programa “Fertilizar o Solo”, da SEMAG, que realiza, pela 3ª vez consecutiva, a maior entrega de adubo aos produtores rurais da história de Alagoinhas.


“ Tudo que conseguimos até hoje foi com o respeito e a prioridade que o governo tem para a zona rural, especialmente com as comunidades quilombolas. Desta forma, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), pensando na melhoria da qualidade de vida destas populações, também vai seguir trabalhando para concretizar  o nosso grande projeto de construção de uma praça, de um espaço de lazer e convivência em cada uma destas comunidades”, disse a vice-prefeita, que também é secretária da referida pasta. Em sua fala, o presidente da UARA, José Linaldo, elogiou o empenho da gestão  em aprimorar a produtividade rural. “Hoje nós podemos afirmar que temos um secretário de Agricultura e só temos agradecer à prefeitura pela boa aplicação dos recursos”, pontuou o presidente.


Beneficiando a localidade, também está em curso, a requalificação de mais de 8km da estrada que vai até a Serra do Ouro, passando pelos povoados do Buri e Jacaré de Dentro. “É isso que o poder público precisa fazer, chegar com ofertas objetivas para a comunidade e mesmo com orçamento restrito, por meio do empenho do prefeito Joaquim Neto, ao longo deste dois anos e quatro meses, temos discutido e colocado em prática diversas ações que tem impulsionado o desenvolvimento nas comunidades tradicionais. Pela primeira vez na história de Alagoinhas, a prefeitura colocou três patrulhas mecanizadas, atuando simultaneamente, para recuperar mais de 45 Km de estradas vicinais, e pela terceira vez, realizamos essa grande entrega de adubo orgânico. Os 5 mil kg de sementes entregues ano passado também já estão dando bons resultados”, disse o secretário Geraldo Almeida.



O prefeito Joaquim Neto explicou a preocupação que a administração municipal tem com o setor rural e o envolvimento com os investimentos em estradas e qualidade de vida aos produtores e suas famílias. “Estamos e estaremos sempre envolvidos com o meio rural, buscando investimentos para as comunidades. É aqui, nesse lugar, que são produzidos nossos alimentos de cada dia e sei a dificuldade de ser produtor rural, por isso, valorizamos a produção de vocês”, disse Joaquim Neto.

- ASCOM | FOTOS : KEKEU

About Redação

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.